Documentação CRM

O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Sa√ļde - Cnes foi criado com o objetivo de unificar e organizar os dados de todas as unidades de sa√ļde do Brasil, seu registro √© obrigat√≥rio.

O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Sa√ļde foi criado com o objetivo de unificar e organizar os dados de todas as unidades de sa√ļde do Brasil, seu registro √© obrigat√≥rio. Logo, √© importante entender bem seu funcionamento para que seu cadastro seja realizado de forma correta.

Embora o Cadastro Nacional de Estabelecimento de Sa√ļde (CNES) seja uma √≥tima assist√™ncia, que ajuda a evitar irregularidades, muitas cl√≠nicas t√™m d√ļvidas sobre como deve ser realizado o cadastro nesse servi√ßo.

Por isso a Wintime Negócios irá apresentar resumidamente o que é? Por que se cadastrar? Entre outros detalhes que serão importantes para o sucesso do cadastramento.

O que é o CNES?

O CNES ou Cadastro Nacional de Estabelecimento de Sa√ļde foi criado pelo Minist√©rio da Sa√ļde como um sistema para apoiar as prestadoras de servi√ßos m√©dicos. Ele auxilia os gestores na hora de tomar importantes decis√Ķes na √°rea da sa√ļde, pois apresenta informa√ß√Ķes √ļteis como a disponibilidade de servi√ßos de sa√ļde √† popula√ß√£o.

Dentre os dados que podem ser obtidos atrav√©s do CNES est√£o a quantidade de estabelecimentos que foram abertos ou fechados durante o √ļltimo per√≠odo; de que forma os estabelecimentos m√©dicos est√£o distribu√≠dos nos munic√≠pios; estados e ao longo do pa√≠s; qual √© a maior demanda de profissionais pela popula√ß√£o nas √°reas em quest√£o; quais s√£o as especialidades com maior oferta, entre outros.

Os dados possibilitam que o gerenciamento dos servi√ßos de sa√ļde dispon√≠veis para a popula√ß√£o seja realizado de forma mais eficiente, servindo como base para tomadas de decis√Ķes.

Por que se cadastrar no CNES?

Segundo a Portaria GM/MS n¬į 1.646/2015, o CNES √© obrigat√≥rio para todos os estabelecimentos de sa√ļde, independentemente de atuarem em conjunto com o SUS. Sendo assim, estabelecimentos que n√£o constam no cadastro atuam de forma irregular e n√£o podem receber qualquer pagamento ligado ao SUS ou √†s operadoras de planos de sa√ļde.

Outro motivo é agregar credibilidade ao negócio, pois ter a clínica ou consultório cadastrados nesse sistema, transmite confiabilidade e segurança para os clientes. A partir do momento em que o cadastro é efetivado, significa que aquela clínica ou consultório estão cumprindo com o regulamento e seguem as normas impostas pela legislação vigente.

Estar com sua cl√≠nica ou consult√≥rio cadastrados nesse sistema, possibilita que eles apare√ßam nas pesquisas realizadas por cidad√£os e poss√≠veis parceiros. O mesmo tamb√©m vale para contratos junto a operadoras de planos de sa√ļde, cujo √≥rg√£o respons√°vel pela regula√ß√£o (ANS) exige que as cl√≠nicas parceiras estejam cadastradas.

Quais estabelecimentos precisam do CNES?

Os consult√≥rios m√©dicos, odontol√≥gicos, cl√≠nicas de sa√ļde, policl√≠nicas e hospitais (podem ser hospitais-dia ou especializados), servi√ßos de fisioterapia, acupuntura e SADT (Servi√ßos de Apoio Diagn√≥stico e Terap√™utico) e ambulat√≥rios (empresas, escolas e clubes).
√Č importante frisar que o CNES √© destinado apenas aos estabelecimentos de sa√ļde, enquanto o CNS (Cart√£o Nacional de Sa√ļde) √© o cadastro de toda a popula√ß√£o para poder aproveitar os benef√≠cios do Sistema de Sa√ļde √önico (SUS).

Como realizar o cadastro?

Cuidar das burocracias como as necessárias para a realização do CNES é bem importante para manter a organização da sua clínica ou consultório médico. Principalmente por esse cadastro precisar ser atualizado mensalmente.
Para lidar com esses processos complexos de uma forma muito mais fácil, é importante contar com um sistema de gestão eficiente. E para isso a equipe da Wintimes Negócios é qualificada e busca trazer a solução com agilidade até você!

√Č importante definir em que estado ou pa√≠s ser√° exercida a profiss√£o, j√° que existem CRMs espec√≠ficos para cada estado brasileiro. Caso, por algum motivo, o profissional mude de estado, ser√° necess√°rio realizar outro pedido de CRM.

No momento da inscrição devem ser levados todos os documentos necessários, além de apresentar o boleto com os recolhimentos quitados. Todos os detalhes do procedimento, podem ser encontrados no site do Conselho Regional de Medicina de cada estado.

Além de ser realizado presencialmente, atualmente, esse documento pode ser obtido de forma digital. Basta procurar o Conselho Regional no qual está inscrito para saber sobre os procedimentos necessários para a sua solicitação.

Quais s√£o os documentos necess√°rios?

Assim como os procedimentos para o registro da CRM, são solicitados diversos documentos para que a CRM seja enfim finalizada e o médico recém-formado receba sua Cédula de Identidade Médica. Podendo dessa forma finalmente exercer sua profissão, de forma legal e seguindo as normas regulamentadoras.

Para que todas as etapas desses procedimentos e a documentação necessária sejam organizadas em tempo hábil, a Wintime Negócios conta com uma equipe altamente qualificada e capaz de solucionar todos os entraves com agilidade e eficácia.
Pensou em gestão inteligente, pensou Wintime Negócios.

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