Documentação CNES

O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Sa√ļde - Cnes foi criado com o objetivo de unificar e organizar os dados de todas as unidades de sa√ļde do Brasil, seu registro √© obrigat√≥rio.

O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Sa√ļde foi criado com o objetivo de unificar e organizar os dados de todas as unidades de sa√ļde do Brasil, seu registro √© obrigat√≥rio. Logo, √© importante entender bem seu funcionamento para que seu cadastro seja realizado de forma correta.
Embora o Cadastro Nacional de Estabelecimento de Sa√ļde (CNES) seja uma √≥tima assist√™ncia, que ajuda a evitar irregularidades, muitas cl√≠nicas t√™m d√ļvidas sobre como deve ser realizado o cadastro nesse servi√ßo.
Por isso a Wintime Negócios irá apresentar resumidamente o que é? Por que se cadastrar? Entre outros detalhes que serão importantes para o sucesso do cadastramento.

O que é o CNES?

O CNES ou Cadastro Nacional de Estabelecimento de Sa√ļde foi criado pelo Minist√©rio da Sa√ļde como um sistema para apoiar as prestadoras de servi√ßos m√©dicos. Ele auxilia os gestores na hora de tomar importantes decis√Ķes na √°rea da sa√ļde, pois apresenta informa√ß√Ķes √ļteis como a disponibilidade de servi√ßos de sa√ļde √† popula√ß√£o.
Dentre os dados que podem ser obtidos atrav√©s do CNES est√£o a quantidade de estabelecimentos que foram abertos ou fechados durante o √ļltimo per√≠odo; de que forma os estabelecimentos m√©dicos est√£o distribu√≠dos nos munic√≠pios; estados e ao longo do pa√≠s; qual √© a maior demanda de profissionais pela popula√ß√£o nas √°reas em quest√£o; quais s√£o as especialidades com maior oferta, entre outros.
Os dados possibilitam que o gerenciamento dos servi√ßos de sa√ļde dispon√≠veis para a popula√ß√£o seja realizado de forma mais eficiente, servindo como base para tomadas de decis√Ķes.

Por que se cadastrar no CNES?

Segundo a Portaria GM/MS n¬į 1.646/2015, o CNES √© obrigat√≥rio para todos os estabelecimentos de sa√ļde, independentemente de atuarem em conjunto com o SUS. Sendo assim, estabelecimentos que n√£o constam no cadastro atuam de forma irregular e n√£o podem receber qualquer pagamento ligado ao SUS ou √†s operadoras de planos de sa√ļde.

Outro motivo é agregar credibilidade ao negócio, pois ter a clínica ou consultório cadastrados nesse sistema, transmite confiabilidade e segurança para os clientes. A partir do momento em que o cadastro é efetivado, significa que aquela clínica ou consultório estão cumprindo com o regulamento e seguem as normas impostas pela legislação vigente.
Estar com sua cl√≠nica ou consult√≥rio cadastrados nesse sistema, possibilita que eles apare√ßam nas pesquisas realizadas por cidad√£os e poss√≠veis parceiros. O mesmo tamb√©m vale para contratos junto a operadoras de planos de sa√ļde, cujo √≥rg√£o respons√°vel pela regula√ß√£o (ANS) exige que as cl√≠nicas parceiras estejam cadastradas.

Quais estabelecimentos precisam do CNES?

Os consult√≥rios m√©dicos, odontol√≥gicos, cl√≠nicas de sa√ļde, policl√≠nicas e hospitais (podem ser hospitais-dia ou especializados), servi√ßos de fisioterapia, acupuntura e SADT (Servi√ßos de Apoio Diagn√≥stico e Terap√™utico) e ambulat√≥rios (empresas, escolas e clubes).
√Č importante frisar que o CNES √© destinado apenas aos estabelecimentos de sa√ļde, enquanto o CNS (Cart√£o Nacional de Sa√ļde) √© o cadastro de toda a popula√ß√£o para poder aproveitar os benef√≠cios do Sistema de Sa√ļde √önico (SUS).

Como realizar o cadastro?

Cuidar das burocracias como as necessárias para a realização do CNES é bem importante para manter a organização da sua clínica ou consultório médico. Principalmente por esse cadastro precisar ser atualizado mensalmente.
Para lidar com esses processos complexos de uma forma muito mais fácil, é importante contar com um sistema de gestão eficiente. E para isso a equipe da Wintimes Negócios é qualificada e busca trazer a solução com agilidade até você!

Solicite seu Orçamento

Or√ßamento  Onlline, r√°pido e sem compromisso.